Alopécia por medicamentos

Resultado de imagem para Alopécia

Alopécia por medicamentos

A alopecia por medicamentos ocorre uma perda parcial total do cabelo de forma temporária, embora em alguns casos específicos, pode ser permanente. Isso costuma provocar um forte impacto anímico para o paciente, situação em que se mistura a vergonha, a ansiedade, a depressão.

Imagem relacionada

A alopecia causada por fármacos ocorre por uma agressão às células dos folículos pilosos que têm a propriedade de dividir-se rapidamente. Seu mecanismo de ação afeta as fases do ciclo de vida do cabelo, podendo diferenciar-se um eflúvio telógeno e um eflúvio anágeno:

O eflúvio telógeno ocorre uma perda de cabelos normais, devido a uma evolução dos folículos em fase anágena (fase de crescimento), para uma fase telógena prematura (fase de repouso) e inicia-se aos 2 a 3 meses do início do tratamento médico.

Resultado de imagem para Alopécia

Os principais grupos de medicamentos que podem provocarla são:
No caso do eflúvio anágeno ocorre uma perda generalizada de cabelo em sua fase de crescimento, devido a uma inibição simultânea das células foliculares em processo de divisão, causando uma queda do cabelo radical e extensa que começa com 7-14 dias de iniciado o tratamento. Está associada a remédio para queda de cabelo feminino que são utilizados durante a quimioterapia (citostáticos: bleomicina, busulfán, cisplatino, ciclofosfamida, fluoracilo, seus ovos e filhotes, vincristina).

Neste caso, é recomendado o uso de DHT Blocker para a pós uso desses remédios, pois ele combate à queda e regenera os folículos capilares, fazendo a restauração dos fios.

 

You may also like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *